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A Influência do Merchandising no Ponto de Venda

O merchandising é uma das principais ferramentas no PDV e influencia diretamente no comportamento da compra.

Merchandising é uma das principais ferramentas do marketing e consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar a exposição, promoção e rotatividade de produtos em supermercados, estabelecimentos comerciais e no varejo em geral.

É unânime entre especialistas como uma das vertentes mais importantes de todo processo que envolve a ativação de um produto e/ou marca.

Neste post, preparamos um conteúdo especial, abordando os tipos de materiais que facilitam a ação de merchandising no ponto de venda.

Boa leitura!

O que é Merchandising?

 Painel Produzido e Positivado pelo Bárions Produções para Ponto de Venda 

Painel Produzido e Positivado pelo Bárions Produções

Merchandising é uma técnica de marketing focada em apresentar e repassar informações sobre produtos, proporcionando uma experiência de compras exclusiva.

Originada do termo francês merchand – mercadoria, a palavra inglesa merchandiser significa “negociante”. Já o termo merchandising pode ser traduzido como “operação com mercadorias” - o grande responsável pelo processo decisório do cliente no ponto de venda.

Hoje em dia, para aumentar as vendas e gerar engajamento com o produto, é necessário muito mais do que preço e qualidade, tornando a busca por experiências marcantes, o grande desafio dos profissionais de visual merchandising.

>> Saiba o que é e o que fazem os profissionais de VM.

Algo surpreendente, que cause impacto, desperte emoções e sensações, fazendo com que o consumidor se conecte com a marca. Essa é a magia que a experiência no ponto de venda proporciona.

Planejamento Estratégico para Ações de Merchandising 

Para planejar suas ações de merchandising de forma consistente e assertiva, listamos alguns pontos que, se levados em consideração, podem contribuir para que você alcance um bom resultado. 

Planejando suas ações

A ideia é promover o lançamento de alguma novidade ou reforçar um produto já existente no mercado? Seja qual for seu objetivo, é preciso que seja claro e mensurável. 

Liste os seus objetivos e determine qual o melhor plano de ação para alcançá-lo.

Destaque os diferenciais do produto

No ponto de venda, sua marca ou produto nunca está sozinho. Ao realizar uma ação de merchandising, é fundamental destacar os diferenciais que o item oferece e como ele irá solucionar o problema do consumidor. 

Defina a comunicação visual

Ao entender o seu público-alvo, identificando o que provoca estímulos e atrai a atenção, fica mais fácil definir qual tipo de comunicação será utilizado para promover a ação.

Isso quer dizer que você vai saber se deve apostar em uma linha clássica ou em algo mais moderno.

 

Use métricas de avaliação

Sem a definição de métricas e indicadores de desempenho, fica impossível descobrir a eficácia das ações, bem como quais aspectos foram mais acertados e quais precisam ser reavaliados.

Materiais para Ações de Merchandising

  • Adesivo de piso - Marcação de caminho para a promoção de um produto ou serviço.

  • Banner promocional  - Material impresso em lona ou tecido, para ser fixada 

  • Cesto aramado - Peça construída em metal para acondicionar produtos no PDV.

  • Display aramado - Produto com maior vida útil e menor custo unitário 

  • Faixa de gôndola- Material para ser colocado na parte frontal das prateleiras

  • Gôndola - Estante com prateleiras utilizadas para exposição de produtos 

  • Stopper - Peça aplicada em posição perpendicular às prateleiras e gôndolas. 

  • Ilha -  É um ponto extra para a apresentação de mercadoria 

  • Wobbler -Imagine um pop-up físico, que sobressai diante dos produtos na gôndola.

  • Móbile - Display leve que é pendurado nas prateleiras

Materiais para Ações de Merchandising produzidos pela Bárions Produções

Estes são alguns dos muitos produtos produzidos pela Bárions Produções, que há mais de 10 anos, atende o setor varejista, com soluções inovadoras, que podem ajudar a sua marca a ter o destaque que merece.

 

Saiba quem são seus clientes

É difícil tomar qualquer decisão no negócio sem conhecer o seu público-alvo. 

Entender suas características, preferências e hábitos de consumo ajudam a saber quais são suas necessidades, para que você possa surpreendê-lo entregando algo acima do esperado.

Se o objetivo é atrair o público é preciso fazer com que o produto seja o centro das atenções, definindo a melhor formas de abordagem.

  • Exposição do produto

  • Demonstração 

  • Degustação

  • Sampling

Além das dicas citadas acima, quando o público for crianças por exemplo, deve usar gòndolas mais baixas e uma comunicação voltada para a idade.

A principal delas está relacionada ao volume de vendas do produto em questão. Você pode usar um comparativo de resultados, com o antes e o depois de a estratégia ter sido colocada em prática.

Agora você consegue entender melhor a influência do Merchandising no Ponto de Venda e porque utilizar esta técnica pode influenciar diretamente no seu negócio. Então, que tal se preparar para colocar em prática e começar a otimizar seus resultados?