Os primeiros passos para criar vitrines perfeitas | Bárions Produções

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Os Primeiros Passos para Criar Vitrines Perfeitas

Uma Vitrine bem feita consegue transmitir para o consumidor a identidade da marca.

Vitrine com display | Bárions ProduçõesVitrine fabrices

Vitrine fabricada e positivada pela Bárions Produções


Seja você proprietário de uma marca forte, um pequeno varejista ou esteja inaugurando um negócio, saiba que a vitrine é uma das armas mais poderosas para destacar uma loja física. 


As vitrines das lojas são ferramentas capazes de envolver compradores, fazendo-os parar, olhar e entrar na sua loja de forma tão envolvente que chegam a influenciar em até 70% do aumento das vendas de um produto e ainda diferenciar sua loja dos concorrentes atraindo maior tráfego de pessoas.


Criar vitrines de alto impacto pode parecer complexo, porém você não precisa ser designer, contratar um profissional de visual merchandising ou contar com grandes orçamentos para dar o primeiro passo em direção a sua vitrine perfeita. 


>> Descubra a importância do VM para a sua marca 


Neste artigo, listamos algumas dicas fundamentais para você deixar seus medos de lado e dominar a arte de montar vitrines inesquecíveis. Nós o guiaremos pelo processo de montagem, além de compartilhar algumas ideias e modelo de vitrines produzidas pela Bárions Produções.

Caixa de Ferramentas

Pode parecer besteira, mas a sua caixa de ferramentas será a sua melhor amiga em todo o processo de montagem de uma vitrine.


Por isso, antes de começar a debater ideias é necessário mapear e detalhar o seu espaço. Você não vai querer descobrir, no meio de uma medição, que esqueceu a sua fita métrica, certo!?


Entender o formato da vitrine que você tem e como vai trabalhá-la é um fator fundamental nesse processo de detalhamento. 


Para saber mais confira o artigo: 5 dicas fundamentais para montar a vitrine perfeita.

Algumas ferramentas essenciais para esse trabalho são:

Trena ou fita métrica, tesouras, fita dupla face, martelo, pregos, estilete, cola bastão e/ou cola quente, chave de fenda e parafusos, caneta, lápis, marcador e bloco de notas.


É claro que, conforme o projeto, é necessário incluir outros materiais. Com o tempo e a experiência, processos, materiais e matérias-primas vão se tornar mais comuns e fáceis de destinar ao projeto ideal.

Escolhendo o Tema

A melhor forma de começar a trabalhar o conceito de uma vitrine é com um lápis e uma folha de papel. E, antes de desenhar as primeiras linhas, encontre um tema. Sim, o layout da sua vitrine precisa contar, pelo menos, uma história básica - especialmente porque é a partir dessa narrativa que você vai elaborar a estratégia de divulgação também para os demais canais.



Vitrine tema Black Friday | Bárions Produções Vitrine desenvolvida pela Bárions Produções, com tema black shirt para a marca Reserva



Com o tema definido, é hora de transformá-lo em algo mais elaborado: que tal alterar a sua vitrine de Natal para uma vitrine Quebra-Nozes? Black Friday por black shirt ou black week ou até  trocar o Dia dos Namorados por uma Travessura de Cupido?


Agora ficou mais fácil contar uma história, não ficou?



Cenografia para Vitrine | Bárions ProduçõesVitrine desenvolvida pela Bárions Produções


Crie um Ponto Central


Com o tema definido e um breve esboço da proposta, é hora de sair da loja e dar uma boa olhada na sua vitrine. Desta forma, é possível determinar o nível dos olhos dos clientes, o ponto central, a possibilidade de incorporar itens suspensos e assim por diante. 


Tire fotos e faça novas medições sempre que achar necessário.


Agora que você já sabe onde é o ponto central da sua vitrine, determine que ele seja grande o suficiente para atrair a atenção de um comprador, mesmo que este esteja do outro lado da rua.


A sua história precisa começar a ser contada a partir dele, com arranjos de produtos e decorações. 


Aproveite a fase de planejamento para explorar diversas configurações vendo como os produtos vão se comportar em diferentes posições.


Um bom exemplo do que estamos falando, são as vitrines promocionais da Intimissimi - positivadas pela Bárions Produções. A partir de um estudo detalhado e mapeamento das lojas, determinou-se o ponto central de cada uma delas, permitindo que a informação principal da campanha permaneça sempre em destaque.


Vitrine adesivada | Bárions ProduçõesVitrine promocional - uma parceria Intimissimi e Bárions Produções

Vitrine promocional - uma parceria Intimissimi e Bárions Produções


Resultados e Ousadia de Mãos Dadas

A maioria das pessoas vão passar diante da sua vitrine conversando, usando o celular, passeando com o cachorro ou fazendo qualquer outra atividade - menos prestando atenção. 


Isso significa que você precisará de um bom argumento para atraí-los. Portanto, ao desenvolvê-la, não seja sem graça, ouse em cores, formas e acessórios, mas lembre-se de manter o tema e principalmente, de seguir a personalidade e identidade da marca. 


Um exemplo de vitrine simples, porém ousada, é a desenvolvida pela Bárions em parceria com a Samsung, para divulgação de televisão em LED. Com equipamentos de última geração, a Bárions imprimiu uma foto de aurora boreau e, para dar o movimento, o painel foi revestido com LED, em padrão RGB.




Menos é Mais

Quem é que não conhece essa frase?


Ao montar uma vitrine lembre-se que muita informação pode sobrecarregar o visual, afastando o consumidor. E o pior, ofuscando o produto. 


Adesivo Recortado | Bárions ProduçõesVitrine da Zara Home, positivada pela Bárions Produções


Chamar a atenção para seus produtos através de uma narrativa é fundamental para mostrar ao consumidor como ele irá se relacionar com outros itens expostos. 

O Equilíbrio é Fundamental

Sua vitrine será composta por itens pequenos, médios e grandes, cores fortes e claras, luzes e sombras. Por isso, é fundamental manter o equilíbrio e garantir uma estética agradável.


Confie no seu julgamento, nas sensações e emoções que a vitrine está provocando, afinal sentimentos de felicidade, excitação e prazer são excelentes indicativos de que você está no caminho certo.


Porém, se mesmo assim você sentir dúvidas com relação à distribuição dos produtos, mantenha os itens maiores e mais escuros perto da base inferior, e os mais claros e coloridos na parte superior. Esta disposição facilita a visualização.


Vitrine Perfeita | Bárions ProduçõesVitrine da Thule, positivada pela Bárions Produções

Vitrine da Thule, positivada pela Bárions Produções



Preste Atenção à Iluminação

É comum avaliar a iluminação da vitrine em última instância, porém este é um erro que pode comprometer o seu resultado. 


Uma boa iluminação pode criar ambientes, dar mais foco a determinados itens e a um ‘ar dramático’ na sua composição. Portanto, pensar em iluminação como um item estratégico pode, inclusive, destacar e direcionar a atenção do consumidor para o ponto central, e, com isso, levar mais pessoas para o interior da loja e convertê-las em vendas.


Se você ficar em dúvida sobre as melhores posições para sua iluminação, evite uma única direção, direto de cima. Esta condição pode construir sombras duras e pouco atraentes. Considere iluminar nas laterais e pela frente, o que ajuda a aplicar a sensação de 3D.

A verificação final

Agora que sua vitrine está pronta, é necessário fazer uma última validação, ande em diferentes direções, aproxime-se e atravesse a rua para conferir se a distribuição dos itens e a iluminação estão dando o destaque adequado ao produto. Verifique todas as possibilidades possíveis para garantir que os objetivos foram atingidos.


Dicas e Ideias de Vitrines

O processo de construção de uma vitrine não é fácil, principalmente para quem está começando seu trabalho em vitrinismo. Alguns materiais, dicas e ideias podem ajudar a criar insights e composições incríveis.


Confira!



O adesivo é, com certeza, o material mais popular e democrático da comunicação visual. Com a tecnologia de alta resolução oferecida pela Bárions Produções, é possível imprimir cores, fundos e texturas com qualidade fotográfica e realçar ainda mais o produto.

São os modelos sem impressão, já coloridos, como os utilizados nas vitrines da Intimissimi e Zara Home. São perfeitos para destaques e decorações monocromáticas.

Transparente e com acabamento nobre, é capaz de destacar qualquer produto sem roubar a atenção. Veja como a Nike explorou bem essa peça no lançamento de um dos seus modelos de tênis.

Consiste em elementos decorativos, como os utilizados na vitrine da Crawford.



O que você achou das dicas apresentadas?

Quais foram os resultados obtidos a partir do nosso passo a passo? Ficou satisfeito? Teve que fazer ajustes e alterações?